16 junho 2011

Curso de Educação Ambiental (Módulo I)


Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, com a intenção de ajudar em sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.

A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.

São características da Educação Ambiental: Dinâmico e integrativo, transformador, participativo, abrangente, globalizador e permanente.
Os princípios da educação ambiental, o uso de recursos renováveis, a economia que se pode fazer com a água e a mudança de alguns hábitos que economizam energia são outros tópicos relevantes neste curso de educação ambiental.
Aprendemos, também, que:

Sustentabilidade concilia as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais”.

O Desenvolvimento Sustentável é aquele que “atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades” (World Commission on Environment and Development, 1987).



Nenhum comentário: