10 dezembro 2014

Capitalismo Transforma o Surf

João Cesar de Melo, em 09/12/2014, publicou "O Capitalismo e o Surf" no site do Instituto Liberal. Em seu artigo, procura mostrar que o surf - com grande prestígio na atualidade - há 50 anos estava totalmente marginalizado. Pergunta: o que tornou o surf num esporte respeitado? Resposta: foi o capitalismo. Foram pessoas visando o lucro. Foi o conjunto de ambições individuais que transformou o surf num esporte admirável.

Sem o capitalismo, o material usado era de péssima qualidade. Com o capitalismo, ...

Alguns surfistas começaram a se destacar pela qualidade das pranchas e dos equipamentos que produziam para si mesmos, gerando encomendas de amigos. Assim, começaram a ser fabricadas as primeiras pranchas feitas especialmente para o surf; e também bermudas adequadas, roupas de neopreme para suportar a água fria e outros acessórios.

...

O conjunto de iniciativas e interações privadas que tirou o surf da marginalidade é o mesmo que nos deu todas as facilidades e prazeres que desfrutamos hoje; e se ainda há muitos indivíduos que não desfrutam disso, é porque ainda há muito Estado entre as pessoas e a realização dos desejos dessas mesmas pessoas.


Nenhum comentário: