04 dezembro 2014

O Capital no Século XXI

No "Espaço Aberto" (04/12/2014) do jornal O Estado de São Paulo, Roberto Macedo registra alguns comentários sobre a visita do economista francês Thomas Piketty ao Brasil, quando fez palestra na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e divulgou o seu livro "O Capital no Século XXI".

O autor abandonou o índice de Gini, preferindo: "muito melhor analisar desigualdades em termos de tabelas de distribuição indicando as parcelas dos vários decis e centis na renda total e na riqueza total..." (pág. 266). Decis e centis são, por exemplo, os 20% ou 1% mais ricos e suas parcelas desses totais. E no livro há perto de cem gráficos que facilitam entender seus muitos números.
O livro não cita o Brasil uma vez sequer. A distribuição de sua atenção se concentra em EUA, Japão, Alemanha, França e Grã Bretanha. No nosso país a concentração de renda é muito alta e os dados existentes não permitem analisar adequadamente a distribuição de riqueza. Mas basta andar por aí para ver que também é fortemente concentrada.
Leia o texto completo em: Espaço Aberto

Nenhum comentário: