08 março 2015

Petrolão - Responsabilidade

Nos últimos dias, estamos assistindo a uma enxurrada de notícias sobre a corrupção na Petrobrás: empreiteiras, diretores das empreiteiras, políticos e assessores. Depois de longa espera, saiu a lista das pessoas indiciadas para possíveis investigações.

Quais são os principais responsáveis por esta corrupção? Em primeiro lugar Lula, seguida pela Dilma. A corrupção se deu em suas administrações.   

Façamos um exercício: na Presidência, Lula falava do orgulho da Petrobrás, do pré-sal e, em certas circunstâncias, vestia a camisa da empresa. Dava a entender que tinha um perfeito conhecimento de tudo o que acontecia na Petrobrás. Por que a corrupção se alastrou? 

Como não sabia de nada se era ele que nomeava diretores e outros funcionários de confiança? E sobre a maioria dos contratos feito sem licitação? Ninguém teve o trabalho de verificar como estavam indo?  

A grande façanha de Lula foi a de convencer grande parte da população brasileira a eleger duas vezes Dilma. Apesar de tudo, em sua biografia haverá duas marcas, mensalão e petrolão, que ficarão para sempre.   

Diz-se que Lula só pensa nele. Observe a proposta para que Stédile, líder do MST, ponha seu exército na rua para defender a Petrobrás. Defender de quem? 




Nenhum comentário: