30 setembro 2015

A Crise de 1929

A Crise de 1929 nada mais é do que a grande crise econômica que culminou com a queda (crash) da Bolsa de Valores de Nova York, em 24 de outubro de 1929, depois de uma expressiva ascensão desde 1927. 

Programa do PT de 29/09/2015 Editado pelo Movimento Brasil Livre


No programa do PT, a fala de Lula é desmascarada pelos fatos. A edição foi feita pelo Movimento Brasil Livre, que pára a voz de Lula e insere vinhetas de jornais. 

29 setembro 2015

Programa Partidário do PMDB em 24/09/2015



Na abertura, uma apresentadora vestida de negro, anuncia que o “país enfrenta uma crise econômica, que já resulta em recessão e desemprego, e uma crise política que retarda a mudança desse cenário”. O resultado é “uma sociedade angustiada, à espera de soluções, cansada de sempre pagar a conta, pessimista diante do nó, que não se desfaz”. 

Programa Partidário do PSDB em 28/09/2015




O PSDB, com as falas do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o senador José Serra (SP), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves (MG), presidente da legenda, explicam de maneira didática a incompetência do governo Dilma Rousseff e comparam as promessas eleitorais com os fatos reais do cotidiano dos brasileiros.

Hélio Bicudo e Janaína Paschoal no Programa Roda Viva de 28/09/2015




Hélio Bicudo e a advogada Janaína Paschoal, no programa Roda Viva de 28/09/2015, discutem o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, apontando os motivos para tal empreendimento.

23 setembro 2015

Modesto Carvalhosa Fala sobre Corrupção na TVeja

Modesto Carvalhosa, especialista na lei anti-corrupção, é entrevistado por Joice Hasselmann, da TVeja. Ele afirma que o governo é obtuso e agiu com má-fé ao colocar a estatal como vítima do esquema de corrupção ao invés de reconhecer os erros, impedindo assim que a empresa se recupere no mercado externo. "Empresa pública não é vítima, é instrumento para pilhar os cofres públicos."

21 setembro 2015

Utopia: Notas de Livro

Por meio da metáfora de três navegações, Cirne Lima faz, no livro Genealogia Dialética da Utopia, uma revisão crítica dos paradigmas utópicos. Na primeira, trata de Platão e Aristóteles; na segunda, preocupa-se com Thomas Morus e Thomas Münzer; na terceira, analisa Rousseau e Marx.

08 setembro 2015

Sérgio Moro: Palestra no Exame Fórum 2015

TESE: Combate à corrupção sistêmica

O juiz federal Sérgio Moro, fez uma palestra de aproximadamente 30 minutos no Exame Fórum 2015. Mesmo assoberbado de trabalho, aceitou o convite pois era uma oportunidade de falar a pessoas que não são do ramo do direito. O tema central, como não poderia deixar de ser, foi a Operação Lava Jato, que descortinou a corrupção sistêmica da Petrobrás. 

07 setembro 2015

Previdência Social: O Grande Problema dos Gastos Públicos

A Previdência é o meio pelo qual as sociedades modernas se organizam para prover ao aposentado uma velhice satisfatória.

Instituto Millenium - O Que É

O Instituto Millenium (Imil) é uma entidade sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária com sede no Rio de Janeiro. Formado por intelectuais e empresários, o think tank promove valores e princípios que garantem uma sociedade livre, como liberdade individual, direito de propriedade, economia de mercado, democracia representativa, Estado de Direito e limites institucionais à ação do governo.

Mansueto Almeida no "Aqui Entre Nós", da TV Veja, em 04/09/2015

O economista Mansueto Almeida participou do programa "Aqui Entre Nós", da TV Veja, em 04/09/2015. 

Os erros do primeiro mandato da presidente Dilma prejudicaram o bom desempenho do segundo mandato.

03 setembro 2015

William Waack em Fortaleza: Trecho de Palestra



O jornalista William Waack, em trecho de palestra (3 minutos), resume de forma serena e lúcida a situação do Brasil nos dias que correm. 



Sérgio Moro no Exame Fórum 2015

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato, participou do Exame Fórum 2015 e, em entrevista ao diretor de redação do site de VEJA Carlos Graieb, afirmou que o sistema judicial brasileiro é falho e que promove "processos sem fim".

02 setembro 2015

Dívida Pública: Sempre Subindo

1) A dívida pública brasileira é de R$ 2,6 trilhões. 

2) Entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015, os juros da dívida somaram R$ 343 bilhões.

01 setembro 2015

Discurso de Aloysio Nunes no Congresso (31/08/2015)



Aloysio Nunes faz um retrato da confusão administrativa (criação e desistência da CPMF e proposta de orçamente com déficit) da presidente Dilma Rousseff