27 fevereiro 2019

Meritocracia e Dinheiro Público

Para muitas ideologias, principalmente aquelas que se dizem de esquerda, o dinheiro cai do céu. Dá-se a impressão que o Estado está repleto de dinheiro e os seus governantes podem gastar indiscriminadamente. O dinheiro público, no entanto, é fruto do trabalho dos habitantes de um determinado país, pois são eles que pagam os impostos para financiar o bem público.

Jair Bolsonaro, em seu discurso durante a Cerimônia de Posse no Planalto, em 1.º/01/2019, disse: "O brasileiro pode e deve sonhar. Sonhar com uma vida melhor, com melhores condições para usufruir do fruto do seu trabalho pela meritocracia. E ao governo cabe ser honesto e eficiente". Enfatiza a meritocracia como a melhor maneira de administrar bem a coisa pública. 

O que é a meritocracia? É um sistema de recompensa com base nas capacidades dos indivíduos. Como princípio político, aplica-se a qualquer sistema em que os indivíduos são escolhidos pelos seus talentos, tais como, inteligência e diligência. A maioria das sociedades modernas adota a meritocracia, pois esta prática propicia a igualdade de oportunidades baseada nos esforços dos indivíduos, independentemente de seu status social. 

Por que um determinado jogador de futebol ganha bastante dinheiro? Porque as pessoas pagam para ver aquele talento em campo. Do mesmo modo, pode-se dizer de um artista ou uma orquestra famosa que cobram ingressos bem altos por suas apresentações. As pessoas que vão assistir ao espetáculo avaliam que o talento merece aquele valor. Caso contrário, não iriam.  

Imagine uma organização em que os mais velhos são sempre conduzidos aos postos de comando. Nesse caso, pode surgir o seguinte problema: lassidão de todos os envolvidos. Por quê? Se os mais velhos sabem de antemão que irão para tal posto, não farão esforços para consegui-lo. Do mesmo modo os mais novos. Sabendo que os mais velhos serão promovidos, automaticamente, não farão esforços para tal ascensão. Nos dois casos, o mérito, que poderia gerar produtividade, é relegado, podendo acarretar perdas inestimáveis para toda a empresa.

Os Estados Unidos, preocupado em dar mais peso ao desejo de cada eleitor, está discutindo o sistema de ranqueamento do voto (Ranking Choice Voting), em que o eleitor, em vez do voto útil, vota em vários candidatos, dando um peso específico para cada um deles, e o melhor ranqueado leva,
em vez de o vencedor levar tudo, como fazemos no voto majoritário.


Nenhum comentário: