19 julho 2020

Revolução dos Bichos, A

"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros." (George Orwell)

Eric Arhur Blair (1903-1950), escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, publicou, em 1945, "A Revolução dos Bichos", cuja tradução não expressa integralmente o original "Animal Farm". Como no livro "1984", escrito em 1948, trata do poder, mais especificamente do poder autoritário. Nesta fábula, os animais de uma granja se revoltam contra os seus donos, sob o condão de que todos os animais são iguais.

Cansados de serem maltratados pelos seus donos, os animais de uma determinada granja expulsam os seus proprietários. Depois disso, põem em prática as diretrizes do grande porco, já morto.

Os mandamentos eram os seguintes:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais. 

A vida desses animais começa aplicando esses mandamentos. Havia muita cooperação entre todos. Construíram até um moinho de vento. 

Com o passar do tempo, os porcos, que eram os idealizadores da fazenda, começaram a ter privilégios: mandavam os outros animais fazer o trabalho pesado, dormiam em camas confortáveis, bebiam junto com os homens etc. No final das contas, não se diferenciava o porco do homem.

Para muitos analistas, este livro é uma crítica à revolução na Rússia.

Em 1999, sob a direção de John Stephenson, e com o elenco composto por Kelsey Grammer, Ian Holm, Julia Louis-Dreyfus, Julia Ormond, Pete Postlethwaite, Paul Scofield, Patrick Stewart, Peter Ustinov, Alan Stanford, Caroline Gray, Gail Fitzpatrick, Joe Taylor, Jimmy Keogh, Noel O´Donovan, Gerard Walsh, temos a produção cinematográfica que retrata bem o conteúdo desse livro. 

&&&

Você sabe qual a diferença entre o socialismo de Jesus Cristo e o socialismo político?

No socialismo de Jesus Cristo, cada pessoa tira de si mesma para dar ao próximo; no socialismo político, cada pessoa tira  do próximo para distribuir entre os seus. 






Nenhum comentário: