15 dezembro 2022

Agricultura: Sustentáculo de Tudo

Sem o pão material ninguém permanece vivo, sem o surgimento da agricultura, nada seria possível, e indústria, cidade, entretenimento, luxo, riqueza etc. seriam inviáveis. Em outras palavras, a descoberta da agricultura é responsável por todo o processo de evolução decorrido em nosso planeta desde tempos longínquos.

O início da agricultura só aconteceu depois da Era do Gelo, há 8000 a. C. Com o aquecimento da Terra, as camadas de gelo que cobriam a maior parte do norte da Eurásia e da América do Norte começaram a derreter e, com isso, liberaram grandes quantidades de água doce, propiciando as condições necessárias para a vegetação, como também para as florestas e pradarias.

Em termos históricos, os nômades foram os primeiros habitantes a se valerem da caça e da pesca. Quando essa matéria prima se tornava escassa, eles procuravam outra região para ser explorada. O surgimento da agricultura tornou-os sedentários. A consequência imediata desse procedimento foi a produção de um excedente agrícola, que possibilitou o aparecimento de outros tipos de atividade, tais como, a do sacerdote, do filósofo, entre outras.

A domesticação dos animais foi uma das principais consequências do surgimento da agricultura, e o cão, que é descendente do lobo, foi o primeiro desses animais. Lembremo-nos de que os cães foram usados como animais de guarda e caça muito antes de os humanos se tornarem sedentário. Só mais tarde, quando as culturas aráveis tiveram início, é que começou a criação de animais para uso na alimentação.

Com o passar do tempo, os países foram se especializando num tipo de cultura: trigo e cevada eram os cereais básicos no Crescente Fértil; o milho, nas Américas; o sorgo, na África subsaariana; o painço, no norte da China; e o arroz no sul da China. Feijão, inhame, batata, abóbora e pimentão se desenvolveram em outras partes do mundo.

Fonte de Consulta

Crofton, Ian. 50 Ideias de História do Mundo que você Precisa Conhecer. Tradução de Elvira Serapicos. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.

Nenhum comentário: