08 abril 2024

Liberdade de Expressão Versus Censura

“A liberdade de expressão é o mecanismo por meio do qual a sociedade evoluiu.”

O ser humano tem necessidade de verbalizar e comunicar suas ideias com o propósito de persuadir seus interlocutores. Expressar-se de maneira complexa e argumentativa é um traço característico do processo civilizatório, pois mantém a sociedade funcionando. Tendo liberdade de expressão, as pessoas conseguem apontar problemas, falhas, no sentido de solucioná-los.

Dada a liberdade de expressão, a transmissão de ideias pode gerar um foco de conflito entre os seres humanos. Um conjunto de ideias pode nos molestar por não fazer parte de nossa identidade cultural. Por sua capacidade de pensar e verbalizar pode o ser humano soar ofensivo a terceiros.

Ao longo do tempo, o debate aberto propiciou a evolução da humanidade. No caso extremo, como as guerras religiosas, optou-se por aniquilar quem pensasse diferente. A tolerância mútua foi a forma que a sociedade encontrou para evitar os excessos de cada lado da questão.

O filósofo Scott Alexander enfatizou que o “liberalismo” — “uma tecnologia para evitar a guerra civil”, seria o segredo para que possamos conviver em paz, ou seja, aceitarmos tolerar mutuamente as ideias díspares e incorrermos em argumentações racionais para resolver nossas discordâncias.

A censura, por outro lado, estimula a intolerância. O nosso esforço sempre foi o de aceitar as expressões alheias que nos ofendem, e não aquelas que nos agradam. Somos, assim, mais propensos a tolerar as ideias alheias quando os demais toleram as nossas. Quando um grupo vê suas ideias serem silenciadas, ele perde toda a razão estratégica para tolerar as ideias alheias.

A censura, uma vez iniciada, acaba se ampliando cada vez mais. Além disso, quando um grupo vê suas ideias sendo censuradas, a tendência é que ele redobre a aposta em suas ideias, tornando-as ainda mais agressivas, podendo se degenerar em violência física.

O politicamente correto é uma forma de controle social. O adjetivo 'politicamente correto' é usado para descrever linguagens ou ações que devem ser evitadas por serem vistas como 'excludentes' ou 'ofensivas'. Defende a censura de ideias que marginalizam ou insultam grupos de pessoas tidos como desfavorecidos ou discriminados, especialmente grupos definidos por gênero, raça ou preferências sexuais.

Em síntese, se o indivíduo não tiver a liberdade de falar o que pensa, ele não será mais capaz de pensar. 

Fonte de Consulta

https://mises.org.br/artigos/2627/o-politicamente-correto-ataca-um-direito-humano-basico-a-liberdade-de-pensamento-e-de-expressao


Nenhum comentário: