04 dezembro 2018

On-Line Off-Line

A informação não se limita apenas aos dados coletados. Esses dados devem ser coletados, organizados e trabalhados. Definamos, assim, a informação correta, em tempo hábil, e no local adequado. A informação pode ser obtida de modo on-line ou off-line. O problema da informação é que ela acaba sendo a principal meta de nossa vida. Há, porém, outras atividades relevantes como culto religioso, lazer e meditação.

Grande parte da humanidade anda muito conectada (on-line). Observe os passageiros dentro de um vagão do metrô: de cada dez, sete parecem estar com o celular à mão; consequentemente, a leitura de livros diminuiu substancialmente. Há uma ânsia de checar as amizades, as postagens no Facebook, no Twitter, entre outros. E quanto mais acessamos a internet mais monitorados somos por ela. Ainda: estão sempre nos oferecendo um novo aplicativo.

Há  uma busca incessante de fofocas, de novidades da vida do outro, de se preocupar por que tal amigo não respondeu ao nosso pedido, não comentou a nossa última postagem. Quer dizer, estamos olhando exageradamente o exterior, esquecendo-nos da máxima socrática: "Conhece-te a ti mesmo". Temos grande dificuldade de visitarmo-nos a nós mesmos. Nesse caso, o off-line fica em segundo plano.

Tenhamos em mente que o tempo é o único bem que levaremos conosco. Não nos perguntarão se fomos ricos, se tivemos muita mordomia, mas a maneira como usamos o tempo oferecido a cada um de nós. Assim, muito mais importante do que estarmos constantemente on-line é o que fazemos off-line. Em outras palavras, estamos cuidando dos nossos objetivos de vida ou buscando coisas que nada dizem ao nosso progresso material e espiritual?

Nessa relação entre on-line-off-line, não nos esqueçamos da concentração. Para que tenhamos bom êxito em nossas tarefas, necessitamos de concentração. Pergunta: estamos inteiros naquilo que estamos fazendo? O off-line deve prevalecer nesses momentos, porque a essência de nossa vida depende da maneira como a estamos construindo.

Nenhum comentário: