02 julho 2008

Bem Comum

Bem Comum é o conjunto de condições concretas que permitem a todos os membros de uma comunidade atingir um nível de vida à altura da dignidade da pessoa humana. Essas condições são de ordem material, como a produção, a distribuição e o consumo de alimentos e máquinas; de ordem intelectual, como a confecção de livros, a construção de escolas e bibliotecas; de ordem moral e institucional, como compreendendo todos os mecanismos responsáveis pela garantia da res (coisa) pública.

promoção e a compreensão do bem comum revestem-se de muitas dificuldades. Tais dificuldades derivam principalmente da debilidade do ser humano em encontrar o meio termo nas relações entre o bem comum e os bens particulares. Embora intimamente relacionados entre si — pois que o bem comum visa e resulta do bem dos membros —, podem contudo apresentar-se desproporcionados e até em conflito. Neste último caso levanta-se o problema de saber qual deve ser sacrificado ou a qual reconhecer o primado.

Estado, por sua natureza, é o responsável pela promoção do bem comum. A administração pública é um serviço público porque somente ao Estado cabe gerir o bem comum e mobilizar todos os cidadãos para a sua realização e conservação. Dispondo dos meios legais para que certos atos sejam cumpridos, pode acionar a justiça para a manutenção da ordem e da segurança de todos os seus membros. Na realidade, são as pessoas investidas de um cargo público — as verdadeiras promotoras deste bem almejado.

O bem comum ocupa lugar de destaque no pensamento social cristão. Observe que a partir da encíclica Mater et Magister, de João XXIII, o bem comum costuma ser descrito como o conjunto de condições da vida social que permite aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a sua própria perfeição. Esta definição tornou-se clássica e ventilada em Política, como a melhor definição, porque consente e favorece o desenvolvimento integral da personalidade humana.

A conscientização do pressuposto e da natureza do bem comum é um processo de longo prazo. O bem comum, sendo um conceito dinâmico, varia de conformidade com a evolução da comunidade em que está sendo posto em questão. Nesse sentido, quando os cidadãos forem honestos e justos, a sociedade será honesta e justa, porque ela nada mais é do que o reflexo dos seus membros. É por isso que todos devemos fazer esforços de melhoria interior. Melhorando-nos, tornamo-nos um modelo para os demais componentes da comunidade.

Devemos, assim, não só idealizar o bem comum como também participar na sua concretização. Este deve ser o dístico da moral prática de todo o bom cidadão.

Fonte de Consulta

Polis - Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado.

ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro, M.E.C., 1967.


Nenhum comentário: