"A inovação
eficaz é a novidade que baixa o custo e o preço de um bem e de um serviço, e,
deste modo, aumenta o produto global de que uma economia dispõe, calculado em
preço corrente." (F. Perroux)
Inovação.
Em sentido amplo, engloba uma gama enorme de considerações desde a psicologia
até as ideologias de governo. Em sentido técnico, inovação tecnológica é um
processo que abrange a concepção, definição, produção, utilização e difusão de
um novo produto, processo produtivo ou sistema de produção. Em economia,
inovação é o estabelecimento de uma nova função de produção com mais
produtividade.
No estudo da inovação, devemos fazer uma distinção
entre a invenção, a descoberta e a inovação propriamente
dita. A invenção consiste em criar algo que ainda não existe. A descoberta
consiste em encontrar algo que já existia, mas ainda não conhecido. A inovação
foi estudada no âmbito de rendibilidade por economistas e sociólogos. O seu
intuito é modificar para melhor o sistema de produção, tornando-o mais
eficiente, mais produtivo.
Joseph Schumpeter é considerado um dos grandes
teóricos da inovação, principalmente em função de sua tese da "destruição
criadora". Como entendê-la? Uma vez assimilada uma dada inovação, há um
"enxame" de novos inovadores oferecendo processos de produção mais
eficientes. Isso acarreta um excesso de oferta de inovação no processo
produtivo geral. A consequência é uma inflexão das curvas de demanda e uma
paralisação do ciclo produtivo. Com isso, há uma destruição dessas inovações
para darem lugar a inovações mais produtivas e eficientes.
Schumpeter distingue cinco tipos de inovação: 1) o
fabrico de um novo bem; 2) a introdução de um novo método de produção; 3) a
abertura de um novo mercado, quer dizer, o fato de um indústria conquistar um
mercado em que anteriormente não vendia; 4) a conquista de uma nova fonte de
abastecimento em matérias-primas; 5) a realização de uma nova forma de
organização da produção.
A inovação está mais para o fracasso do que para o
êxito. Há o risco de demanda, o risco comercial, o risco tecnológico, o risco
organizacional. Nesse sentido, o químico Humphry Davy disse: "As minhas
descobertas mais importantes me foram sugeridas por meus próprios
fracassos". Ford, por seu turno, argumentou: "O fracasso é a única
oportunidade de começar de novo de uma maneira mais inteligente". A
incerteza é o elemento propulsor da inovação. Em muitas ocasiões, entra em ação
a inspiração e a intuição do inovador, como uma espécie de percepção extra-sensorial.
Um exemplo prático: a desafiadora busca por
inovação pela IBM em toda a sua história. Ela auxiliou na descoberta e no
desenvolvimento de supercomputadores, semicondutores e supercondutividade.
Gasta bilhões de dólares em inovação: registra mais patentes do que qualquer
outra empresa e seus funcionários já ganharam
cinco prêmios Nobel. Os programas de recompensas e reconhecimento são
essenciais para promover a inovação. A IBM possibilita que seus funcionários,
familiares e outros participem das sugestões que são pedidas online.
Muitas inovações não são aceitas por causa da rede
mundial de comércio. Observe a invenção do carro elétrico. O sistema mundial
ligado ao petróleo acabou impedindo de ele prosperar.
Fonte de Consulta
DODGSON, Mark e GANN, David. Inovação.
Tradução de Iuri Abreu. Porto Alegre, RS: L&PM, 2014. (Coleção L&PM
POCKET, v. 1164)
POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO
ESTADO. São Paulo: Verbo, 1986.
THINES, G., LEMPEREUR, A. Dicionário Geral
das Ciências Humanas. Lisboa: Edições 70, 1984.
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O excesso de energia liberada em uma reação
exagerada às contrariedades é o que promove a inovação! Não o
planejamento.
No entanto, apesar da visibilidade das
contraprovas, e da sabedoria que você pode adquirir gratuitamente com os antigos
(ou das avós), os modernos tentam, hoje, criar invenções a partir de situações
de conforto, de segurança e de previsibilidade, em vez de aceitar a noção de
que a “necessidade é realmente a mãe da invenção”. (Taleb, Nassim Nicholas. Antifrágil: Coisas
que se Beneficiam com o Caos. [Capítulo 2, Livro I]).
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