18 fevereiro 2022

Ricos e o uso das inovações, Os

Na Grécia Antiga, os benefícios do saneamento básico teriam significado bem pouco para os ricos, pois os servos faziam o papel da água corrente.

Televisão e rádio trariam mais qualidade de vida aos nobres de Roma? Pouco provável, pois eles podiam ter músicos e atores fazendo apresentações exclusivas em suas mansões.

Os Ricos não precisam se preocupar com máquinas de lavar, microondas e supermercados, pois há serventes para tal fornecimento.

Hoje, no smartphone de cada cidadão comum há inúmeros aplicativos que trazem grandes comodidades. Destaquemos o GPS e o Uber. Os ricos não precisam disso, pois tem motoristas particulares.

Pensemos agora nos benefícios que esses e outros aplicativos trouxeram para o cidadão comum.

Hoje, o cidadão comum lê todos os livros em seu smartphone e assiste a todos os filmes na comodidade de sua casa.

Os ricos nunca tiveram problemas para recorrer a mensageiros para enviar recados. Hoje, o cidadão comum pode conversar via Skype ou WhatsApp com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo gratuitamente e sem atrasos.

Nenhuma dessas comodidades era problema para os ricos. O capitalismo, porém, as disponibilizou para o cidadão comum.

Por isso, Ludwig von Mises sempre dizia que o capitalismo não é simplesmente produção em massa, mas sim produção em massa para satisfazer as necessidades das massas. No capitalismo, os grandes inovadores não produzem artigos caros, acessíveis apenas às classes mais altas: produzem bens baratos, que podem satisfazer as necessidades de todos. 

Fonte de Consulta

https://www.mises.org.br/article/2646/o-grande-beneficiado-pelo-capitalismo-foi-o-cidadao-comum-e-nao-os-ricos-e-poderosos


Nenhum comentário: