29 maio 2024

Elon Musk

Elon Musk, sul-africano com residência nos Estados Unidos, é considerado um excêntrico, desde sua infância, e possuía a Síndrome de Asperger, ou seja, uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e na comunicação não-verbal. Quando jovem, convidado para uma festa, poderia ficar mais de horas consultando livros na biblioteca do anfitirião.

Sua vida familiar apresenta-se bastante conturbada. O casamento com Talulah Riley terminou com divórcio em 2012, depois um novo casamento em 2013, e um divórcio final em 2016. Posteriormente, ele namorou a atriz Amber Heard, de Hollywood, em 2017. Em 2018, Musk começou a namorar a cantora canadense Grimes, e eles tiveram um filho em maio de 2020, chamado “X AE A-XII”...

Quanto ao seu pulso empresarial, partiu do nada e foi ampliando a sua conquista pelo esforço de concentração. Em 2009, conta que começou a pensar sobre o que mais afetaria o futuro da humanidade. Elencou três coisas: a internet, a transição para uma economia energética e sustentável e a exploração do espaço, particularmente a extensão da vida a múltiplos planetas.

Eis a lista das empresas e empreendimentos aos quais Elon Musk está associado: Zip2, X.com, Paypal, SpaceX, Tesla, The Boring Company, Neuralink e OpenAI.

As empresas que empreendeu foram bem-sucedidas. Tinha, porém, sempre em mente o seguinte: diminuição de custos, alta produtividade, menor impacto possível ao meio ambiente, reutilização de material, entre outros.  

Quando um problema surgia tentava dar uma solução. Para contornar o trânsito, teve a ideia de construir túneis, cuja locomoção era mais rápida. O primeiro túnel construído pela TBC foi um túnel de teste da P&D Hawthorne, de 1,8 km de comprimento, que saiu da propriedade da SpaceX (2018). As principais inovações incluíram: túnel de menor diâmetro, diâmetros padronizados e reutilização da sujeira extraída. A sujeira pode ser convertida em tijolos e vendida para cobrir o custo da escavação do túnel.

Musk acha que é importante ver o conhecimento como uma espécie de árvore semântica — certifique-se de compreender os princípios fundamentais, ou seja, o tronco e os grandes galhos, antes de entrar nas folhas/detalhes, ou não haverá nada para eles se agarrarem.

Em uma importante entrevista a Lex Fridman, em dezembro de 2021, Musk aprofundou o raciocínio por primeiros princípios. Ele o conectou explicitamente com a física, afirmando que “Física é lei e tudo o mais é sugestão. Qualquer um pode violar a lei, mas ninguém pode violar a física”.

Dentre os 50 vieses educativos, destacamos:

“Viés Autosserviço”, no qual assumimos o crédito por nossos sucessos, mas não por nossos fracassos.

“Maldição do Conhecimento”, onde assumimos que todos sabem o que fazemos.

“Efeito Google (também conhecido como Amnésia Digital)”, em que rapidamente esquecemos as informações que encontramos on-line.

“Viés de Autoridade”, no qual somos indevidamente influenciados por figuras de autoridade sem testar suas teorias.

“Viés do Ponto Cego”, no qual pensamos que a ideia vale apenas para outras pessoas, não para nós mesmos.

Fonte de Consulta

MCNAB, Chris. Elon Musk: Inovador, Empreendedor e Visionário. Tradução de Fabiano Flaminio. Cotia, SP: Pé da Letra, 2022.

 

Nenhum comentário: