06 agosto 2021

Os Mitos da Democracia

 O voto é a ilusão de influência em troca da perda de liberdade.

Mito 1 — Todo voto conta

A chance de que o nosso voto decida quem vai ganhar a eleição é muito pequena. Quanto representa 1 sobre 100 milhões? Votamos em alguém que vai tomar decisões em nosso nome. Depois, o partido ou o candidato, por nós escolhido, quase sempre quebra suas promessas eleitorais.

Mito 2 — As pessoas governam em uma democracia

Democracia significa o governo pelo povo. Mas será que as pessoas realmente governam em uma democracia? O povo não existe. Há, apenas, milhões de pessoas com opiniões e interesses. Quem decide é a maioria. A minoria não pertence ao povo. Na realidade, o governo depende da vontade dos políticos, cooptados por lobistas profissionais.

Mito 3 — A maioria está certa

Se muitas pessoas acreditam em alguma coisa, isso não a torna verdadeira. Nem algo é moralmente correto ou justo, só porque muitas pessoas são a favor dele. “Em uma democracia, as considerações morais são forjadas pela vontade da maioria. Quantidade forja qualidade — o número de pessoas que quer algo é mais importante do que a moralidade e a racionalidade”.

Mito 4 — A democracia é politicamente neutra

A democracia é compatível com qualquer orientação política: nem de esquerda, nem de direita, nem socialista, nem capitalista, nem conservadora, nem progressista. A democracia pressupõe uma ideia coletivista, ou seja, todos decidem juntos e devem, então, cumprir essas decisões. “Na verdade, em sua essência, a democracia é uma ideologia totalitária, embora não tão extrema como o fascismo, o nazismo ou o comunismo”.

Mito 5 — A democracia leva à prosperidade

Muitos países democráticos são ricos e, portanto, as pessoas, muitas vezes, pensam que a democracia é necessária para alcançar a prosperidade. Na verdade, o inverso é verdadeiro. A democracia não leva à prosperidade, ela destrói riqueza. “Em uma democracia, os cidadãos são encorajados a obter vantagens à custa dos outros — ou a passar seus fardos para os outros”.

Mito 6 — A democracia é necessária para garantir uma distribuição justa de riqueza e ajudar os pobres

Antes de a riqueza poder ser distribuída, ela tem que ser produzida. Os subsídios governamentais e serviços não são gratuitos, embora muitas pessoas parecem pensar que são. Cerca de metade do que é ganho por pessoas produtivas, é tirado pelo governo e, em seguida, redistribuído. Será que o dinheiro chega às pessoas que realmente precisam? “Grupos de pressão travam uma luta sem fim por subvenções, privilégios e empregos. Todo mundo quer comer no cocho onde os fundos ‘públicos’ são depositados”.

Mito 7 — A democracia é necessária para vivermos juntos e em harmonia

Na democracia, as decisões geram conflitos. Ao forçar as pessoas a respeitarem as decisões democráticas, a democracia leva ao conflito, ao invés de a relações harmoniosas entre as pessoas. “Suponha que nós decidíssemos democraticamente quanto e que tipo de pão é assado todos os dias. Isto levaria a lobbies sem fim, campanhas, disputas, reuniões e protestos”.

Mito 8 — A democracia é indispensável para um sentimento de comunidade

Numa democracia, as diferenças de opiniões levam a uma luta por poder e recursos, em que um grupo quer ganhar à custa dos outros. O resultado é que as pessoas ficam mimadas, exigindo cada vez mais do estado. “A democracia é uma organização cuja adesão é obrigatória. A verdadeira comunidade é baseada na participação voluntária”.

Mito 9 — Democracia é equivalente a liberdade e tolerância

Para muitas pessoas, ‘liberdade e democracia’ caminham juntas. Em realidade, elas são opostas. Visto que todos são obrigados a acatar as decisões do governo, verifica-se que coerção é coerção, quer seja ela exercida pela maioria ou por um único governante. “Há uma diferença entre democracia e liberdade. A liberdade não pode ser medida pela possibilidade de se poder votar. Ela pode ser medida pelo âmbito daquilo sobre o qual não se vota”.

Mito 10 — A democracia promove a paz e ajuda a combater a corrupção

Em termos internacionais, os estados democráticos são os bons e os outros são os ruins, porque as democracias são amantes da paz. Contudo, muitas democracias se mostram bastante belicistas, como é o caso dos Estados Unidos.  “Com ‘direitos’ democráticos vêm deveres democráticos. Você têm direito a voto e, portanto, o dever de lutar pela defesa de seu país”.

Mito 11— Em uma democracia, as pessoas conseguem o que querem

Em teoria, isso parece bom mas a realidade é diferente. Suponha que topos sejam favoráveis a uma educação melhor. Mas o que temos? Professores molestados, violência nas escolas, escolas como fábricas de aprendizagem, estudantes que já não são capazes de ler, escrever e fazer contas. “Em certo sentido, o mercado livre é mais ‘democrático’ do que a democracia porque os cidadãos podem fazer suas próprias escolhas em vez de terem o governo escolhendo por eles”.

Mito 12 — Somos todos democratas

“A democracia é obrigatória. Todo mundo tem de participar. Indivíduos, vilas, cidades, municípios, todos afirmam que todos devem se submeter e ninguém pode se ‘separar’”. Será que as pessoas se deslocariam para outra cidade, a 20 quilômetros de distância, se os impostos fossem mais baixos e a burocracia menos intrusiva, mesmo se eles não fossem autorizados a votar lá? Muitos provavelmente o fariam

Mito 13 — Não há (melhor) alternativa

Se você diz que é contra a democracia, as pessoas imediatamente suspeitam que você seja a favor da ditadura. “A alternativa para a compra democrática de um automóvel não é um ditador comprar o automóvel para você, mas comprá-lo você mesmo”.

Fonte de Consulta

KARSTEN, Frank; BECKMAN, Karel. Além da democracia. Tradução de Fernando Manaças Ferreira. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2013.


Nenhum comentário: