22 agosto 2021

A Lei

A Lei, por Frédéric Bastiat, é um livro de 2010, editado pelo Instituto Ludwig von Mises do Brasil, apresentando mais de 70 tópicos para reflexão, entre eles: a vida é um dom de Deus, A lei defende a espoliação, socialismo é espoliação legal, os socialistas temem todas as liberdades e a legitima função da legislação.

Começa o seu livro dizendo: “A LEI PERVERTIDA! E com ela os poderes de polícia do estado também pervertidos! A lei, digo, não somente distanciada de sua própria finalidade, mas voltada para a consecução de um objetivo inteiramente oposto! A lei transformada em instrumento de qualquer tipo de ambição, ao invés de ser usada como freio para reprimi-la! A lei servindo à iniquidade, em vez de, como deveria ser sua função, puni-la!”

Para Bastiat, a lei é a organização coletiva do direito individual de legítima defesa. "Cada um de nós tem o direito natural, recebido de Deus, de defender sua própria pessoa, sua liberdade, sua propriedade. Estes são os três elementos básicos da vida, que se complementam e não podem ser compreendidos um sem o outro. E o que são nossas faculdades senão um prolongamento de nossa individualidade? E o que é a propriedade senão uma extensão de nossas faculdades?"

Portanto, nada é mais evidente do que isto: a lei é a organização do direito natural de legítima defesa. É a substituição da força coletiva pelas forças individuais. E esta força coletiva deve somente fazer o que as forças individuais têm o direito natural e legal de fazerem: garantir as pessoas, as liberdades, as propriedades; manter o direito de cada um; e fazer reinar entre todos a JUSTIÇA.

 

 


Nenhum comentário: