02 julho 2008

O Economista e as Finanças Públicas

economista, quer esteja a serviço do setor público ou do setor privado, está incumbido de transformar os bens naturais em bens úteis, a fim de prover as necessidades humanas, que aumentam à medida que a sociedade se torna mais complexa. Nesse sentido, deverá preservar a natureza, imbuindo-se de um sentido ecológico para cada uma de suas ações. Quer dizer, administrar o solo, o subsolo, o lixo e o espaço que envolve o planeta Terra.

economista deve ter sempre em mente a relação entre a parte e o todo. Muitas vezes o que é bom para a parte não o é para o todo. Observe, por exemplo, a questão dos aumentos dos salários: se todos aumentarem os seus soldos, o resultado será nulo. Deve, também, conscientizar-se que o lucro de um é o custo do outro, que a economia é uma virtude distributiva e que as despesas, mesmo grandes, podem constituir parte essencial da verdadeira economia.

O economista deve elaborar os seus conceitos baseados no princípio do equilíbrio geral, ou seja, na produção do maior bem para o maior número. Pareto, por exemplo, enfatiza a necessidade de minimizar os custos para maximizar a função bem-estar social. Para ele, o optimum econômico é o grupo de condições segundo o princípio de que qualquer mudança que faça alguém melhor, mas ninguém pior, é desejável. Nesse sentido, é possível que a cogestão pública-privada tenha maior retorno social do que a tradicional relação governo-empresa privada.

As Finanças Públicas constituem um desses assuntos que se situam na linha divisória entre a Economia e a Política. A Economia é o que é, ou seja, elabora a eficiência técnica no sentido de maximizar o lucro. A Política é o que deve ser, ou seja, elabora-se tendo em vista um juízo de valor. Produzir bens de luxo é economicamente viável, porque maximiza o lucro, porém nem sempre afeta a função bem-estar. Ao contrário, a educação das crianças que tem baixo retorno financeiro é fator relevante para o aumento do bem-estar social.

O economista das finanças públicas deve formar-se segundo um comportamento ético-moral elevado, pois deverá decidir entre o objetivo e o subjetivo. Quanto mais desprendido for e mais vencedor de si mesmo, mais chances terá para melhor administrar os bens públicos, que em última instância pertencem a Deus, o criador do universo. A simplicidade e a humildade são virtudes valiosas para bem absorver o conteúdo daquilo que é melhor para o todo e não para o particular.

Exercitemo-nos em ver sempre o lado bom das pessoas e das coisas. Com isso vamos fortificando o nosso senso crítico e melhor conduzindo as almas que estão momentaneamente sob a nossa custódia.

Nenhum comentário: