04 março 2020

Friedman, Milton

"Por trás da maioria dos argumentos contra o livre mercado está o desgosto pela própria ideia de liberdade.” [Capitalismo e Liberdade (1962)]

Milton Friedman (1912-2006) foi um dos principais economistas do século XX e líder da Chicago School of Monetary Economics. Em 1928, ingressou na faculdade de Matemática da Rutgers University. Depois, decidiu estudar Economia. Fez doutorado na Universidade da Columbia. Em 1946, tornou-se professor na Universidade de Chicago. Foi membro da Sociedade Mont Pelerin, fundada por Friedrich A. Hayek em 1947, e ainda trabalhou com o governo em 1950, como consultor na administração do Plano Marshall. Em 1976, ganhou o Nobel de Economia.

O primeiro artigo de Friedman foi uma crítica ao método de medição das elasticidades da demanda de dados orçamentários de A.C. Pigou, coproduzido pelo professor Henry Schultz, para o qual ele trabalhava como assistente. Rejeitado pelo jornal econômico da Universidade de Cambridge, foi, posteriormente, publicado, em 1934, no Quarterly Journal of Economics da Universidade de Harvard.

Quando trabalhou no Departamento do Tesouro, Friedman ajudou a implementar o desconto do imposto na fonte, que entrou em vigor em 1943, substituindo o sistema das pessoas calcularem seus impostos e pagarem em prestações trimestrais no ano seguinte. A medida deveria ser temporária por causa da guerra, mas virou permanente, o que o desgostou profundamente. 

No livro “Capitalismo e Liberdade”, de 1962, ele defendeu a abolição de subsídios agrícolas, tarifas/cotas de importação, controle de aluguéis, salário mínimo, moradia subsidiada, licenciamento profissional, seguridade social, monopólio estatal dos correios, muitas agências regulatórias e alistamento militar obrigatório (que findou em 1973). Desde a queda do Muro de Berlim, o livro foi traduzido para o servo-croata, o chinês, o polonês e o estoniano. (1)

Milton Friedman disse, certa vez, que se colocassem o governo federal para administrar o deserto do Saara, em cinco anos haveria escassez de areia.

Milton Friedman destaca 4 formas de gastos:

Você gasta e se beneficia do gasto.

Você gasta e presenteia alguém.

Você gasta o dinheiro dos outros com os outros.

Você gasta o dinheiro dos outros com você. (o pior de todos)

(1)  https://www.infoescola.com/biografias/milton-friedman/




Nenhum comentário: