09 março 2020

Hume, David

" Em nossos raciocínios a respeito dos fatos, existem todos os graus imagináveis de certeza. Um homem sábio, portanto, ajusta sua crença à evidência." (David Hume)

David Hume (1711-1776) foi um filósofo, historiador, ensaísta e diplomata escocês. Defendia o empirismo, o ceticismo e o naturalismo. Seu tratamento sistemático da economia está contido em vários capítulos do seu livro Political Discourses (1752). 

Hume considerou injustificável o medo mercantilista de um desequilíbrio crônico do comércio e da perda de ouro. Argumentou que o movimento internacional em ouro e prata respondia à subida e queda dos preços e assim matinha as diferenças dos preços nacionais dentro dos limites e impedia déficits ou excessos permanentes da balança de pagamentos. Previu também como este mecanismo podia ser distorcido pelo crescimento do sistema bancário interno e do papel-moeda. 

Hume aceitou a teoria quantitativa da moeda, fazendo contudo a distinção entre os efeitos a curto prazo e a longo prazo. Ao analisar as consequências de um aumento na quantidade de moeda, chegou à conclusão de que a moeda não era neutra, pois podia afetar o emprego, se bem que somente a curto prazo. 

A sua crença de que o nível da taxa de juros dependia da taxa de lucros de um negócio foi a base da teoria da taxa de juro de Adam Smith. (1) 

Fonte de Consulta

(1) BANNOCK, Graham, BAXTER, R. E. e REES, Ray. Dicionário de Economia. Tradução de Antonio Luís Salvaterra e Maria Madalena Marques de Carvalho Grade. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1987. 




Nenhum comentário: