11 março 2020

Robinson, Joan

"Estudo economia diariamente, para nunca ser enganada por nenhum economista." (Joan Robinson)

Joan Violet Robinson (1903-1983) foi uma economista pós-keynesiana britânica que ampliou a teoria de John Maynard Keynes. Em 1933, introduziu o termo "monopsônio" [mercado que possui apenas um demandador (um comprador, um empregador)]. É tida como a maior economista do século XX. Formou-se em economia na universidade de Cambridge. Fez palestras no exterior até seus 70 anos e era conhecida por estudantes na América, na Austrália, na África e na maior parte da Europa. Ela é considerada a melhor economista que jamais ganhou o Nobel.

Algumas de suas obrasThe Economics of Imperfect Competition (1933); An Essay on Marxian Economics (1942); Accumulation of Capital (1956); Exercises in Economic Analysis (1960); Essays in the Theory of Economic Growth (1962); Economic Philosophy: An essay on the progress of economic thought (1962); Freedom and Necessity: An introduction to the study of society (1970); Economic Heresies: Some Old Fashioned Questions in Economic Theory, (1971); Contributions to Modern Economics (1978).

Joan Robinson contribuiu para a noção de que a competição raramente é perfeita em um mercado. Para ela, os custos de produção são meramente preços de insumos, como o capital. Os bens de capital obtêm seu valor dos produtos finais. Se o preço dos produtos finais determina o preço do capital, é totalmente circular dizer que o preço do capital determina o preço dos produtos finais. Os bens não podem ser precificados até que os custos dos insumos fossem determinados. Isso não importaria se tudo na economia acontecesse instantaneamente, mas no mundo real, a definição dos preços leva tempo - os bens são precificados antes de serem vendidos. (1)

Mais ideias de Robinson

Por que é que os salários são tão baixos? Joan Robinson rejeitou a concorrência perfeita e procurou explicar de que modo as imperfeições podem levar às discrepâncias nos salários e no emprego realmente observadas nos mercados. Por causa do seu trabalho pioneiro, Joan Robinson é vista como "a mulher mais importante da história do pensamento econômico". O seu lugar entre os Grandes, especialmente numa altura em que havia poucas mulheres economistas, é notável. Mesmo agora, as mulheres estão substancialmente sub-representadas na profissão de economista. Em mais de 50 mil economistas acadêmicos no mundo inteiro, menos de um quinto são mulheres.

O trabalho de Robinson seguia o pensamento keynesiano, por isso contestava a noção econômica neoclássica dos mercados perfeitamente concorrenciais. Por outras palavras, Joan Robinson tomou o partido de John Maynard Keynes contra o seu antecessor de Cambridge, Alfred Marshall. No ano a seguir ao aparecimento de A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de Keynes, em 1936, Robinson publicou Essays in the Theory of Employment [Ensaios sobre a Teoria do Emprego], que aperfeiçoou e aprofundou as ideias de Keynes, concretamente no que respeitava ao mercado de trabalho. A esse trabalho seguiu-se outro livro, Introduction to the Theory of Employment [Introdução à Teoria do Emprego], impressionantemente no mesmo ano. Foi o primeiro manual a enraizar na economia os conceitos keynesianos. (2)

Fonte de Consulta

(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Joan_Robinson

(2) https://executiva.pt/joan-robinson-unica-mulher-no-panteao-dos-economistas/


Nenhum comentário: