03 março 2020

Keynes, John Maynard

"A dificuldade real não reside nas novas ideias, mas em conseguir escapar das antigas.” (John Maynard Keynes)

John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista inglês, considerado o precursor da economia moderna "a macroeconomia". Trabalhando na Índia (1906), escreveu o livro “Indian Currency and Finance” (1913). Em 1909 foi nomeado professor de economia no King’s College de Cambridge, onde permaneceu até 1915. Dividia seu tempo como editor do Economic Journal, até 1945.

Após sair de Cambridge, foi designado para trabalhar no Tesouro Britânico, com a missão de preparar a delegação do país que seria enviada para negociar no Tratado de Versalles depois da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Por não concordar com as duras condições impostas aos vencidos, demitiu-se do cargo e em seguida publicou “As Consequências Econômicas da Paz” (1919), para argumentar que tais condições seriam impossíveis de se cumprir e levaria à ruína econômica da Alemanha, com graves consequências para o resto do mundo. O tempo mostrou que as previsões de Keynes eram acertadas. Ainda sobre o tema escreveu “A Revision of the Treeaty” (1922).

Em 1936 lançou sua obra mais decisiva “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, com a qual deu uma resposta definitiva à grave depressão econômica desencadeada em todo o mundo a partir da grande depressão da Bolsa de Nova Iorque em 1929. Definiu assim a principal característica da escola de pensamento Keynesiana, ao identificar a causa da crise em uma insuficiência da demanda devido a arrocho das sociedades desenvolvidas e consequentemente a produção não encontrou comprador. (1) 

De Adam Smith, passando por Jeremy Benthan (1748-1832), Thomas Malthus (1776-1834), David Ricardo (1772-1823), Karl Marx (1818-1883), John Stuart Mill (1806-1873), Alfred Marshall (1842-1924) e outros, chegamos a John Maynard Keynes (1883-1946). Antes de Keynes, os economistas clássicos, baseados no Lei de Say – a procura cria a sua própria oferta , advogavam o pleno emprego automático da economia. Keynes, na sua General Theory of Employment, Interest and Money (Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro) desenvolveu novos instrumentos de análise e argumentou que o sistema econômico podia manter-se em equilíbrio não só enquanto os recursos estivessem subempregados, mas também quando plenamente empregados.

Keynes, reputado como o mais notável economista de sua geração, obteve fama em vista da utilização das estatísticas de renda nacional. Enquanto os seus predecessores não tinham um conhecimento sofisticado da economia matemática, da econometria e da coleta e processamento das informações econômicas, as estatísticas de renda nacional foram para Keynes o que o telescópio foi para Copérnico. Essas estatísticas forneceram-nos subsídios para observar mensalmente o funcionamento do sistema econômico, o que era vedado a Marx, Malthus, Ricardo, Adam Smith etc.

Fonte de Consulta

(1) https://www.ebiografia.com/john_maynard_keynes/




Nenhum comentário: