24 março 2020

Furtado, Celso

"O ponto de partida de qualquer novo projeto alternativo de nação terá que ser, inevitavelmente, o aumento da participação e do poder do povo nos centros de decisão do país." (Celso Furtado)

Celso Furtado (1920-2004) foi um economista e pensador brasileiro. Foi Ministro do Planejamento no governo João Gulart, Ministro da Cultura no Governo José Sarney e superintendente da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), criada no governo de Juscelino Kubitschek. Natural da Paraíba, formou-se, em Direito (1944), pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Algumas de suas obrasA economia brasileira. RJ, A Noite, 1954; Uma economia dependente. RJ, Ministério da Educação e Cultura, 1956; Perspectivas da economia brasileira. RJ, Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1958; Formação Econômica do Brasil. RJ, Fundo de Cultura, 1959; Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste. RJ, Imprensa Nacional, 1959; Desenvolvimento e subdesenvolvimento. RJ, Fundo de Cultura, 1961.

Era adepto de uma política intervencionista no funcionamento da economia, fruto de sua atuação na Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL). Quando nomeado Diretor de Desenvolvimento da CEPAL, pode viajar por vários países. Participou do convênio entre o CEPAL e o BNDE, cujo Grupo Misto elaborou um trabalho que serviria de base para o Plano de Metas, estabelecido pelo governo de Juscelino Kubitschek. Foi responsável por muitas políticas de cunho econômicos no Brasil nas últimas décadas.

Com o golpe de 1964, perde os direitos políticos por dez anos. Fica no Chile até setembro, indo, depois, para os Estados Unidos, como pesquisador graduado do Centro de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Yale. Em 1965 foi para Paris. Assumiu a cátedra de professor na Sorbonne, onde permaneceu durante vinte anos. Realizou viagens por diversos países, como professor visitante em universidades. Participou de seminários e integrou o Conselho Acadêmico da Universidade das Nações Unidas, em Tóquio, em 1978.

Fonte de Consulta 

https://www.ebiografia.com/celso_furtado/

https://www.infoescola.com/biografias/celso-furtado/



Nenhum comentário: