12 março 2020

Tobin, James

"Agora a gente percebe como se escreveram tantos livros bobos sobre o Japão e a Ásia." (James Tobin)

James Tobin (1918-2002) foi um economista estadunidense. Ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1961. Estudou em Harvard e, em 1947, recebeu seu doutoramento em Filosofia. De 1950 a 1961 lecionou em Yale, incluindo seis anos com a Cowles Comission. Uma das maiores contribuições de Tobin foi a definição rigorosa da natureza exata de um ativo e do papel que a moeda desempenha entre um conjunto de ativos das famílias. James Tobin foi um trabalhador incansável; até os 80 anos ainda dava expediente no seu gabinete em Yale. É autor de 16 livros e de mais de 400 artigos.

As suas obras incluemFinancial Markets and Economic Activity (1967); Essays in Economics (1971); Asset Accumulation and Economic Activity (1980).

O seu artigo "Liquidity Preference as Behavior Towards Risk" [in Review of Economic Studies (1958)] abriu uma nova fase na análise da escolha da carteira de títulos. Postulava a existência de um espectro de ativos no qual o rendimento dos títulos e o risco se movimentam no mesmo sentido. As famílias, desejando simultaneamente rendimento elevado e baixo rico, têm de tomar uma decisão sobre a sua carteira de títulos. Utilizou a frase Não colocar todos os ovos no mesmo cesto como uma metáfora para evitar o risco nas especulações financeiras.(1)

No início de sua carreira acadêmica dedicou-se a analisar a teoria keynesiana e a dotá-la de fundações científicas mais rigorosas, bem como a reforçar e elaborar a lógica das teorias macroeconômicas e monetárias. Nesse sentido pode ser considerado um economista keynesiano, embora também seja chamado de um economista liberal com um rosto humano.

Na década de 1960 foi um dos mais eloquentes críticos do monetarismo, defendido por Friedman na Universidade de Chicago, liderando o grupo de economistas que se opunha a essa onda monetarista. Tobin defendia a intervenção governamental na economia dos estados nacionais. Na década de 1980 combateu o "reganismo", alertando que as políticas monetaristas, fortemente inspiradas em Friedman, adotadas pelo governo Reagan, "distribuiriam a riqueza, o poder e a oportunidade para os que já eram ricos e poderosos, e para seus herdeiros". (2) 

Fonte de Consulta 

(1) BANNOCK, Graham, BAXTER, R. E. e REES, Ray. Dicionário de Economia. Tradução de Antonio Luís Salvaterra e Maria Madalena Marques de Carvalho Grade. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1987. 

(2) https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Tobin




Nenhum comentário: