12 março 2020

Menger, Carl

"Por economia, entendemos a atividade prospectiva de homens direcionados a suprir suas necessidades materiais; pela economia nacional, a forma social dessa atividade." [Pesquisa sobre o método das ciências sociais e da economia política em particular (1883)]

Carl Menger (1840-1921) foi um economista austríaco, fundador da escola austríaca. Professor de economia na Faculdade de Direito da Universidade de Viena de 1873 a 1903. Desenvolveu uma teoria subjetiva do valor, a teoria da utilidade marginal, ligando-a à satisfação dos desejos humanos. A obra foi publicada em 1871, com o título Grundsätze der Volkswirtschaftslehre.

Na década de 70 (do século XIX), trabalhando independente, apresentou a teoria do valor baseada na utilidade marginal, e cujo trabalho influenciou profundamente o pensamento econômico subsequente. Sua teoria da utilidade foi também desenvolvida na mesma época (1871) e independentemente, por Jevons, mas foram Menger e seus discípulos Böhm-Bawerk e von Wieser que melhor a exploraram.

Para ele, as trocas ocorrem porque os indivíduos têm critérios de valor subjetivos e diferentes de uma mesma mercadoria: toda a atividade econômica resulta simplesmente da conduta dos indivíduos e deve ser analisada a partir do consumo final, como uma pirâmide invertida, ou seja, o pão anterior à farinha e a farinha anterior ao trigo.

O preço dos produtos de primeira ordem, que é determinado pela sua troca para o consumo, repercute-se até aos produtos de ordem mais elevada. A teoria da utilidade decrescente foi o catalisador que eventualmente unificou as teorias da produção e do consumo. Contudo, o próprio Menger deu demandada ênfase à procura (para consumo) na sua teoria do valor, tal como os economistas clássicos tinham acentuado demais a oferta (do lado da produção). (1)

Fonte de Consulta

(1) BANNOCK, Graham, BAXTER, R. E. e REES, Ray. Dicionário de Economia. Tradução de Antonio Luís Salvaterra e Maria Madalena Marques de Carvalho Grade. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1987. 

 





Nenhum comentário: