06 março 2020

Churchill, Winston

"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo." (Winston Churchill)

Winston Churchill (1874-1965) foi um político britânico, Ministro da Guerra, Ministro da Aeronáutica e Primeiro-Ministro inglês por duas vezes. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.

Alguns fatos de sua carreira política. Em 1900, Winston Churchill elege-se para a Câmara dos Comuns, como deputado do Partido Conservador. Em 1904 abandonou os conservadores e uniu-se aos liberais. Em 1906 foi nomeado subsecretário das colônias britânicas. Em 1911, foi nomeado o Primeiro Lord do Almirantado, ou seja, o Comandante Supremo da Marinha. Em 1924, voltando ao Partido Conservador, é nomeado Ministro das Finanças no governo de Stanley Baldwin.

Segunda Guerra Mundial. Quando a Alemanha, depois de ter invadido a Tchecoslováquia, ameaça entrar na Polônia, Paris e Londres garantem a esta sua ajuda militar. No dia 1.º de setembro de 1939 Hitler invade a Polônia. Dois dias depois, França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Nesse mesmo dia, Churchill entra para o Gabinete de Guerra, voltando ao Almirantado. Em 10 de maio de 1940, o Primeiro Ministro Chamberlain renuncia. Em seu lugar, com apoio geral, assume Winston Churchill. Em seu primeiro discurso, diante dos comuns pronuncia a frase que se tornaria famosa: "Nada tenho a oferecer senão sangue e trabalho, suor e lágrimas."

Obras de Winston ChurchillThe World Crisis (1923); Minha Mocidade (1930); Grandes Homens do Meu Tempo (1937); This Was Their Finest Hour (1940); Sangue Suor e Lágrimas (1940); Memórias da Segunda Guerra Mundial (1948); Triumph and Tragedy (1953); História dos Povos de Língua Inglesa (1956).

Frases de Winston Churchill. "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"; "Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir"; "É preciso coragem para se levantar e falar, mas também é preciso coragem para sentar e calar"; A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias". (1)

(1) https://www.ebiografia.com/winston_churchill/

&&&

Winston Churchill dizia que a política requer pelo menos duas habilidades: 1) prever o que vai acontecer amanhã, na semana que vem e no ano seguinte; 2) é preciso explicar depois por que as previsões não se cumpriram. 

Repórter pergunta à esposa de Winston Churchill se os dois concordavam em todos os assuntos. Ela responde: "meu senhor, se nós pensássemos exatamente do mesmo modo, um de nós seria desnecessário". 

Há uma frase, atribuída a Churchill, mas cujo autor verdadeiro é desconhecido, que diz, em uma de suas variáveis: “aquele que não é socialista quando jovem não tem coração e aquele que continua socialista ao se tornar adulto não tem cérebro”.

Winston Churchill, Joana d’Arc, Jung, Abrão Lincoln e outros confirmaram sua convicção de que um poder misterioso os vigiava, agindo como guia, aguilhão ou instigador.

Acerca da poupança de energia, Wilson Churchill dizia: para que estar de pé quando podemos estar sentados? E para que estar sentados quando podemos estar deitados?

Nenhum comentário: