12 março 2020

Walras, Léon

Léon Marie Esprit Walras (1834-1910)  foi um economista e matemático francês, conhecido como o criador da Teoria do Equilíbrio Geral. Também descreveu o processo de tâtonnement , segundo o qual determinado mercado pode atingir o equilíbrio, tendo em conta que o equilíbrio geral, conforme delimitado pela matemática, pode não ser possível. Era engenheiro de minas quando, em 1870, aceitou o convite para lecionar a disciplina de Economia, recentemente criada, na Faculdade de Direito de Lausane. Manteve o lugar até 1892, data em que se reformou, sendo substituído por Pareto.

As suas obras publicadas incluemÉlements d'économie Politique Pure (1874-1877); Études d'économie Sociale (1896); Études d'économie Politique Appliquée (1898). (1)

A maior contribuição de Walras veio da economia, mais especificamente da junção entre economia e matemática. Uma de suas inúmeras contribuições à economia foi a da teoria de “tâtonnement”, na tradução ao português, significando tatear. Essa teoria diz ao fato de que quando agentes com oferta e demanda estão dispostos a negociar, ambos tendem a encontrar um “preço comum” em que a transação seja realizada e ambos os lados saiam satisfeitos. O nome da teoria remete justamente ao fato dos agentes (compradores x vendedores) “tatearem” os mercados em busca de um preço melhor.

A teoria do equilíbrio geral procura demonstrar como funciona a produção, o consumo e em consequência os preços de um determinado sistema econômico. Esta teoria busca compreender como a relação individual de pequenas interações de oferta e demanda alteram toda a economia, entrando assim no campo macroeconômico. Começou seu estudo analisando a interação entre duas pessoas; depois, paulatinamente foi ampliando a interação, chegando, por fim, ao entendimento de como todo o mercado realizava suas transações baseados em dois princípios: a oferta e a demanda, onde ambas convergiam para um ponto de equilíbrio de preços. (2) 

Fonte de Consulta

(1) BANNOCK, Graham, BAXTER, R. E. e REES, Ray. Dicionário de Economia. Tradução de Antonio Luís Salvaterra e Maria Madalena Marques de Carvalho Grade. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1987. 

(2) http://economiasemsegredos.com/serie-pensadores-leon-walras/


Nenhum comentário: