04 março 2020

Marshall, Alfred

"Estudantes de ciências sociais devem temer aprovação popular: o Mal está com eles quando todos os homens falam bem deles." (Alfred Marshall)

Alfred Marshall (1842-1924) foi um dos mais influentes economistas de seu tempo. Em seu livro Princípios de Economia (Principles of Economics), procurou reunir num todo coerente as teorias da oferta e da procura, da utilidade marginal e dos custos de produção, tornando-se o manual de economia mais adotado na Inglaterra por um longo período.

Em 1868, tornou-se professor de economia política. Desejava aplicar o rigor matemático à teoria econômica e transformá-la numa disciplina científica. Para tanto, escreveu diversos trabalhos sobre economia doméstica e economia internacional. A partir de 1877, depois de seu casamento, torna-se diretor do University College, em Bristol. Aperfeiçoou seu Economia da Indústria e o publicou em 1879 como um manual para uso dos estudantes de economia; sua aparência simples apoiava-se sobre fundamentos teóricos sofisticados. 

Em 1881, começou a trabalhar em sua obra principal os Princípios de Economia (Principles of Economics). Para a compilação de suas ideias, houve necessidade de dois volumes: o primeiro volume foi publicado em 1890 sendo aclamado mundialmente, o que o colocou entre os principais economistas de seu tempo. O segundo volume nunca foi completado e muitas outras obras de menor vulto também. Razão: problemas de saúde. 

A economia de Marshall pode ser entendida como uma continuação do trabalho de John Stuart Mill, Adam Smith, e David Ricardo. Seu método consistia em utilizar a Matemática aplicada como meio de investigação e análise de fenômenos econômicos, e o raciocínio lógico e as aplicações práticas (isto é, a aplicação a partir de fatos reais) como meio de exposição desses mesmos fenômenos. (1)

(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Marshall


Nenhum comentário: