26 março 2020

Gudin, Eugênio

"Uma nação em crise não precisa de plano. Precisa de homens." (Eugênio Gudin)

Eugênio Gudin Filho (1886-1986) foi um economista liberal brasileiro, ministro da Fazenda entre setembro de 1954 e abril de 1955, durante o governo de Café Filho. Formado em engenharia, interessou-se por economia na década de 20 e, entre 1924 e 1926, publicou seus primeiros artigos sobre matéria econômica em "O Jornal", do Rio de Janeiro, do qual também foi diretor. Em 1929, tornou-se diretor da Western Telegraph Co., cargo que ocuparia até 1954.

Gudin , considerado o guru dos economistas brasileiros, que acompanhou todas as mudanças políticas e econômicas do século passado. foi o redator do projeto de lei que institucionalizou o curso de economia no Brasil. Antes da criação da faculdade, as aulas de economia no Brasil eram realizadas nos cursos de direito e engenharia.

Na década de 30, passou a integrar importantes órgãos técnicos e consultivos de coordenação econômica criados pelo governo federal. Na década de 40, Gudin apresentava-se como um crítico das medidas econômicas protecionistas e um defensor decidido da liberdade de atuação para o capital estrangeiro, da igualdade de tratamento dado a este e ao capital nacional, e da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior. No início da década de 50, integrou a Comissão de Anteprojeto da Legislação do Petróleo, tendo discordado das restrições impostas a atuação do capital estrangeiro no setor. Em seguida, colocou-se frontalmente contrário à criação da Petrobrás e à instituição do monopólio estatal do petróleo.

Com a posse do vice-presidente João Café Filho, em 1954, foi nomeado ministro da Fazenda. Promoveu, então, uma política de estabilização econômica baseada no corte das despesas públicas e na contenção da expansão monetária e do crédito, o que provocou a crise de setores da indústria. Sua passagem pela pasta da Fazenda foi marcada, ainda, pela decretação da Instrução 113, da Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), que facilitava os investimentos estrangeiros no país, e que seria largamente utilizada no governo de Juscelino Kubitscheck.

Fonte de Consulta

https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/biografias/eugenio_gudin

https://educacao.uol.com.br/biografias/eugenio-gudin.htm

Nenhum comentário: