25 março 2020

Solow, Robert Merton

"Plano de estabilização não pode ser estável como a pedra. Ele tem de ser produzido, dia-a-dia, como se fosse um pão." (Robert Solow)

Robert Merton Solow (1924-) é um economista estadunidense neokeynesiano. Recebeu em 1987 o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. Ficou famoso pelo Modelo de Solow-Swan, um modelo econômico que procura responder uma simples pergunta: "por quê uns países são mais ricos que outros?". Foi laureado com a Medalha John Bates Clark em 1961 e o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 1987.

Algumas de suas obras: "On the Structure of Linear Models", 1952, Econometrica; "Balanced Growth under Constant Returns to Scale", with P.A. Samuelson, 1953, Econometrica; "A Complete Capital Model Involving Heterogeneous Capital Goods", with P.A. Samuelson, 1956, QJE; "A Contribution to the Theory of Economic Growth", 1956, QJE; "Substitution and Fixed Proportions in the Theory of Capital", 1962, RES; "Capital Theory and the Rate of Return, 1963; "Neoclassical Growth with Fixed Factor Proportions", with J. Tobin, C.C. von Weizsacker and M. Yaari 1966, RES.

Criado durante a Grande Depressão, quis sempre saber o que "fazia o mundo pulsar". Serviu na Segunda Guerra até 1945. Retornando a Harvard, decidiu estudar economia, e teve como professor Wassily Leontief, que se tornou, além de professor, seu guia e amigo. Como assistente de Leontief, trabalhou na criação do primeiro conjunto de coeficientes de capital para o modelo input-output de análise econômica. Considera que aprendeu com Leontief o espírito e a substância da moderna economia.

Solow concluiu seu Ph.D em 1951 na Universidade de Harvard. Em 1949, já era professor de Economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde se tornou catedrático em 1958; continuou a lecionar até 1995, quando se aposentou. Foi, também, membro do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca em 1961-62. Em 1950, demonstrou que os avanços no ritmo de progresso tecnológico contribuem mais para o crescimento econômico do que o aumento dos capitais ou da força de trabalho.

Fonte de Consulta

https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Solow




Nenhum comentário: