05 março 2020

Samuelson, Paul Anthony

"Boas perguntas são superiores a respostas fáceis.” (Paul A. Samuelson)

Paul Anthony Samuelson (1915-2009) é considerado um economista "generalista", no sentido de que suas contribuições para a ciência econômica são aplicadas em vários campos. Tornou-se o catedrático do Departamento de Economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1940. Doutorou-se pela Universidade de Harvard em 1941.Trabalhou no Tesouro dos EUA durante sete anos, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1970, recebeu o Prêmio Nobel de Economia, como reconhecimento por suas pesquisas sobre microeconomia e economia estática. 

As contribuições de Samuelson abrangeram diversas áreas da teoria econômica. Sua obra mais sistemática, Foundations of Economic Analysis ("Fundamentos da análise econômica") [1947] é uma síntese e reelaboração das teses neoclássicas. Baseia-se na teoria do equilíbrio geral dos sistemas econômicos desenvolvida no fim do século XIX pelo francês Léon Walras e pelo britânico John Maynard Keynes, o qual destacou o papel do estado como motor de desenvolvimento na economia de livre mercado. O tratado Economics: An Introductory Analysis ("Economia: uma análise introdutória") [1948] foi adotado como livro didático em universidades de todo o mundo.

Fonte de Consulta

BANNOCK, Graham, BAXTER, R. E. e REES, Ray. Dicionário de Economia. Tradução de Antonio Luís Salvaterra e Maria Madalena Marques de Carvalho Grade. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1987. 




Nenhum comentário: