03 março 2020

Hayek, Friedrich August von

"A geração de hoje cresceu num mundo em que, na escola e na imprensa, o espírito da livre iniciativa é apresentado como indigno e o lucro como imoral, onde se considera uma exploração dar emprego a cem pessoas, ao passo que chefiar o mesmo número de funcionários públicos é uma ocupação honrosa.” (Friedrich Hayek)

Friedrich August von Hayek (1899-1992) foi um economista e filósofo austríaco, posteriormente naturalizado britânico. Um dos maiores representantes da Escola Austríaca de pensamento econômico. Defensor do liberalismo clássico. Suas contribuições, muito vastas, abrangem a filosofia do direito, economia, epistemologia, história das ideias, história econômica, psicologia. Recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1974, "por seu trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais".

Serviu na Primeira Guerra Mundial, e disse que a experiência da guerra e seu desejo de evitar que ressurgissem os erros que levaram ao conflito tiveram grande influência na sua carreira. Morou na Áustria, na Grã-Bretanha, nos EUA e na Alemanha, tornando-se cidadão britânico em 1938. Passou o maior tempo de sua carreira na London School of Economics (LSE), na Universidade de Chicago e na Universidade de Freiburg.

Em Economia, defendeu os méritos da ordem espontânea. Fez trabalhos importantes sobre a evolução social, sobre os fenômenos complexos e a metodologia das ciências sociais. Fundou a Mont Pèlerim Society com outros liberais para propagar o liberalismo no pós-guerra, entre os quais estavam Michael PolanyiLudwig von MisesBertrand de JouvenelWilhelm RöpkeMilton FriedmanFrank KnightLionel RobbinsKarl Popper e outros pensadores de relevo. (1)

Em “Os Erros Fatais do Socialismo”, defende a tese de que a nossa civilização é dependente da ORDEM AMPLIADA DA COOPERAÇÃO HUMANA, ordem esta que recebeu indevidamente o nome de capitalismo. Afirma, também, que essa ordem ampliada nasceu espontaneamente no relacionamento entre os seres humanos. Para ele, o capitalismo precisa ser conservado porque consegue utilizar de modo mais eficaz todo o conhecimento disperso. 

Em vez de propriedade privada, Hayek prefere usar “propriedade separada” (several property) que é a expressão mais precisa de H. S. Maine para aquilo que geralmente se define como propriedade privada. “Several” significa tanto “separado” quanto “vários, diferentes”. Quer enfatizar que o que é relevante não é a propriedade privada, mas que é plural e separada, isto é, dividida entre vários proprietários separados, que competem entre si para usá-la da melhor maneira possível. (N. do T.) (2)

Em O Caminho da Servidão, fornece-nos a razão pela qual a política é preenchida sempre pelas pessoas menos aptas à administração do Estado e do poder. Identifica três condicionantes que se correlacionam através do sistema político mais admirado da humanidade, a democracia:  

1) Quanto maior o nível de instrução do ser humano, maiores serão as suas divergências sobre qualquer assunto. Hayek diz: “se quisermos encontrar um alto grau de uniformidade e semelhanças de pontos de vista, teremos de descer às camadas em que os padrões morais e intelectuais são inferiores e prevaleçam os instintos mais primitivos e comuns”. Isso quer dizer que é o menor denominador comum que elege um representante do povo.

2) O pretendente a líder terá necessariamente que conseguir o apoio dos “dóceis e dos simplórios, que não têm fortes convicções próprias, mas que estão prontos a aceitar um sistema de valores previamente elaborado, contando que este lhes seja apregoado com bastante estrépito e insistência”. Socialistas conquistam o poder com facilidade, porque suas ideias refletem a debilidade intelectual das massas. Isso torna quase impossível que alguém de ideias construtivas seja eleito.

3) Propensão a aceitar com muito mais facilidade programas negativos – “o ódio a um inimigo ou a inveja aos que estão em situação melhor” – do que um plano positivo, por exemplo, a potência individual. Destruir a riqueza em prol da eliminação da pobreza é muito mais fácil de ser assimilado do que conseguir as coisas com o esforço próprio. O "nós" contra "eles", o "branco" contra o "negro" e o "nacionalismo" contra o "estrangeirismo" é assimilável com tanta facilidade que parece estarmos diante de uma lavagem cerebral. (3)

(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Hayek

(2) HAYEK, Friedrich A. von. Os Erros Fatais do Socialismo: Por que a Teoria não Funciona na Prática. Tradução Eduardo Levy. São Paulo: Faro Editorial, 2017

(3) https://www.institutoliberal.org.br/blog/por-que-politica-e-composta-pelos-piores/




Nenhum comentário: